Amigos do AJ
Estamos lançando a campanha “Amigos do AJ”. Torne-se um amigo do AJ. Veja como clicando aqui.

Pesquisa no Site
 

Para aderir à lista de discussão digite seu endereço de email:
 


Data & Hora
 

ARQUIVO


O Arquivo Amazônia Judaica, é o nosso mais recente projeto.

Ele é um marco fundamental nesta nova fase que hora estamos iniciando - o Projeto Amazônia Judaica 2011.

Entretanto, sua trajetória é bem mais longa e teve início há mais de 25 anos. Nasceu do interesse e a curiosidade intelectual dos irmãos David e Elias Salgado pela história e a memória da formação do judaísmo amazônico, e sua determinação em colaborar com o resgate, a preservação e o registro deste judaísmo tão singular. Desde então os irmãos Salgado vem pesquisando, selecionando e guardando vasto material sobre o tema.

Elias Salgado a partir de sua pós graduação em História na Universidade Hebraica de Jerusalém, escolheu o assunto como tema de suas pesquisas, e vem escrevendo inúmeros artigos, crônicas e trabalhos acadêmicos.

Já David Salgado, ao seguir pelo mesmo caminho intelectual, chegou ainda mais longe, e vem realizando uma das mais importantes e completas obras sobre o referido tema: criou em 2002 o periódico Amazônia Judaica que desde então vem registrando com competência, a história e a memória deste judaísmo e suas origens, colecionando um vasto acervo de pesquisas, artigos, imagens, genealogias, biografias, documentos, etc.

Em 2004, produziu o mais completo e belo documentário sobre os Judeus na Amazônia: Eretz Amazônia, os Judeus na Amazônia, baseado na obra homônima do saudoso Profº. Samuel Benchimol z´l, com o qual venceu o I DOC TV pelo Pará. São dezenas de horas de filmagens pelo interior e pelas principais capitais da Amazônia, registrando a passagem e a presença dos pioneiros judeus marroquinos e seus descendentes, após dois séculos de presença na região.

É com estas credenciais e este “patrimônio” documental, que nasce nosso arquivo, fruto da iniciativa do Amazônia Judaica, mas resultado da ajuda de dezenas de pessoas, famílias e instituições, que não mediram esforços, para preservar sua paixão pelas suas raízes e tradições judaicas.
Sejam bem-vindos ao Arquivo Virtual do Amazônia Judaica!

  
Design - Web Design