Amigos do AJ
Estamos lançando a campanha “Amigos do AJ”. Torne-se um amigo do AJ. Veja como clicando aqui.

Pesquisa no Site
 

Para aderir à lista de discussão digite seu endereço de email:
 


Data & Hora
 

BELÉM


Belém do Pará - Primeira Comunidade Judaica no Brasil República.

O fato de ser uma cidade portuária, foi determinante para que Belém crescesse como a Primeira Comunidade Judaica da Amazônia e de todo o Brasil República – era a porta de entrada para a região. Através de seu porto, ingressaram no país, as cerca de 1000 famílias judaicas, em sua maioria marroquinas, que imigraram para a região ao longo de um século de imigração.

Alí foram fundadas as duas primeiras sinagogas, Eshel Abraham (1824) e Shaar Hashamaim (1889)*, em torno das quais se deu continuidade e se preservou a religião e a cultura milenares sefaradi-marroquina daqueles imigrantes.

* As datas exatas de fundação são apenas registros de memória, uma vez que já não existem documentos comprovatórios de sua exatidão.


A Comunidade de Belém na Atualidade:

Passados mais de 200 anos do início da imigração judaica para o Norte, A kehilá de Belém é composta por cerca de 450 famílias e possui uma vida judaica rica e variada.

O CIP – Centro Israelita do Pará, sucessor da pioneira Instituição comunitária denominada então Chebrá Shel Guemilut Chassadim, é o órgão máter da comunidade, que conta também com as seguintes instituições:

Sinagogas:
Essel Abraham
Shaar Hashamaim
Beit Chabad

A Hebraica – Sede Campestre

Grupos Femininos:
Wizo e Pioneiras

Grupo Guil haZahav – Grupo da terceira idade
Grupo Juvenil - Kadima / Bnei Akiva

Conheça melhor a Comunidade de Belém clicando aqui. www.centroisraelitadopara.com.br


Go Back  Print  Send Page
  
Design - Web Design