Amigos do AJ
Estamos lançando a campanha “Amigos do AJ”. Torne-se um amigo do AJ. Veja como clicando aqui.

Pesquisa no Site
 

Para aderir à lista de discussão digite seu endereço de email:
 


Data & Hora
 

Quem Somos


O Portal Amazônia Judaica – é resultado da concretização de um antigo sonho alentado pelos irmãos David e Elias Salgado.

Este sonho começou a tomar corpo, primeiramente, a partir da ideia de editar uma versão eletrônica do Jornal Amazônia Judaica, criado por David Salgado em 2002.

Em 2009, os irmãos David e Elias Salgado lançam o projeto 200 Anos da Presença Judaica na Amazônia e o Portal Amazônia Judaica é criado para ser o veículo de comunicação entre os idealizadores do projeto e o público em geral.


David Salgado

Natural de Manaus, capital do Amazonas. Com onze anos já fazia seu primeiro contato com a comunidade vizinha de Belém quando foi estudar na Yeshivá do Rabino Yosef Ohana em 1974. Com 13 anos passou a servir de Chazan na Sinagoga de Manaus e dar aulas de Bar Mitzvá. Fez Aliah para Israel em 1982 para estudar Liderança Comunitária na Universidade Bar Ilan em Israel. Estudou na mesma Universidade História Judaica e Educação para Movimentos Juvenis. Serviu o exército de Israel – Tzahal por dois anos na Brigada Golani. Retornando ao Brasil, serviu como Chazan e Sheliah Tsibur tanto em Manaus como em Belém por mais de uma década. Casado com Simone Mendes, tem três filhos; Ishai (17), Uriel (15) e Sime (11).

Em Belém lançou o jornal "Amazônia Judaica" em 2002. Em 2004, viu seu Documentário vencedor do I DOC TV do Pará, "Eretz Amazônia - Os Judeus na Amazônia", ser exibido em Rede Nacional pela TV Educativa. Em 2005, retornou para Israel, onde lançou juntamente com o Rabino Moisés Elmescany, da comunidade de Belém, o Sidur Ner Shabat (2007) e o Machzor Ner Rosh Hashaná (2008), Machzor Ner Yom Kipur(2010), todos com tradução e fonética respeitando o nussach (rito) sefaradí do Marrocos.

Atualmente, coordena o Departamento de Anussim da ONG "Shavei Israel", em Jerusalém, e é diretor do Amazônia Judaica. Vive na cidade de Modiin, Israel, com sua família.

Elias Salgado

Nascido no Amazonas, viveu parte de sua infância e adolescência no seio da comunidade de Manaus. Após seu Bar Mitzvá estudou na kehilá (Petrópolis-Rio de Janeiro) por dois anos e em seguida passou a viver em Israel, lá completando seus estudos secundários. Em sua volta ao Brasil formou-se em Economia e História, e atuou por 25 anos como moré de Cultura Judaica nas principais escolas da kehilá do Rio de Janeiro, além de criar e dirigir por quase uma década o Fórum de Estudos Judaicos da Organização Sionista Unificada-RJ.

Em 1997 cursou sua pós-graduação em Educação na Universidade Hebraica de Jerusalém, com ênfase na História dos Judeus no Brasil. É autor do livro e programa de estudos sobre judeus no Brasil intitulado “História e Identidade: a experiência dos judeus no Brasil”, editado pelo Vaad Hachinuch - Conselho de Educação Judaica-RJ (1ª edição – 1998; 2ª edição-2000, no qual elaborou um capítulo específico sobre os judeus na Amazônia).

Em 2003 tornou-se o correspondente do jornal Amazônia Judaica no Rio de Janeiro, e colaborou nas negociações que originaram na criação de uma coluna especial da Sinagoga Shel Guimilut Hassadim no informativo. Naquele mesmo ano, produziu a versão em português do filme documentário “Kehilat Kedoshim” sobre os Judeus no Marrocos, com o apoio do Amazônia Judaica.

Em 2004 colaborou com seu irmão David Salgado na consultoria histórica para a produção do filme “Eretz Amazônia – Os Judeus na Amazônia”, ganhador do I DOC TV pelo Pará. Desde 2005 atua como gestor cultural, desenvolvendo diversos projetos, com ênfase na cultura judaica.

Entre 2006 e 2010, atuou na diretoria do CCMA – Centro Cultural Mordechai Anilevitch-RJ, como diretor de Cultura, coordenador do Conselho Acadêmico e do Arquivo Histórico e de seu Projeto Memória; foi também editor do informativo “Kan Veachshav - Aqui Agora”, o órgão informativo da instituição. Desde 2008 é pesquisador associado do NIEJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos) do IFCS da UFRJ, do qual é um de seus cofundadores.

Atualmente, dirige em conjunto com David Salgado, o Amazônia Judaica.

  
Design - Web Design