Amigos do AJ
Estamos lançando a campanha “Amigos do AJ”. Torne-se um amigo do AJ. Veja como clicando aqui.

Pesquisa no Site
 

Para aderir à lista de discussão digite seu endereço de email:
 


Data & Hora
 

 
Samuel Isaac Benchimol
 
Samuel Isaac Benchimol, nascido em Manaus em 13 de julho de 1923, foi escritor (109 trabalhos publicados, membro da Academia Amazonense de Letras), acadêmico (Professor Emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de 50 anos), pesquisador (catedrático da disciplina “Introdução à Amazônia”), líder comunitário (presidente do Comitê Israelita do Amazonas) e empresário (co-fundador do grupo Bemol-Fogás).

Em 1942, ingressou na Faculdade de Direito do Amazonas. Iniciou sua carreira profissional na Panair do Brasil, ocasião na qual escreveu o estudo "O Cearense na Amazônia". Dada a expressiva repercussão alcançada por este trabalho, foi aceito como aluno bolsista no Mestrado em Sociologia na Universidade de Miami - Flórida, E.U.A (1946/1947).

No conjunto de sua vasta produção intelectual que inclui artigos e livros, merecem destaque: Amazônia: Um Pouco-Antes e Além-Depois, O Pacto Amazônico e a Amazônia Brasileira, Amazônia: Formação Social e Cultural, Eretz Amazônia: Os Judeus na Amazônia e Zênite Ecológico e Nadir Econômico-Social. Também se destacou pela compilação e análise de estatísticas sócio-econômicas locais, especialmente no que diz respeito à arrecadação de impostos e comércio exterior na região amazônica. Em toda a sua obra, sempre defendeu a necessidade de que o desenvolvimento sustentável da Amazônia deve respeitar quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.

Como professor, Samuel lecionou por quase 50 anos na Universidade Federal do Amazonas em cursos de economia e direito. Seu interesse no estudo dos mais diversos aspectos da Amazônia culminaram na sua escolha para criar uma matéria de Introdução à Amazônia.

Dada a sua proeminente produção intelectual e a sua dedicação à educação, Samuel foi nomeado membro da Academia Amazonense de Letras. O prédio principal da Universidade Estadual do Amazonas, a Escola Estadual Samuel Benchimol, no bairro Nova Cidade e a estrada Manaus-Novo Airão são dedicados à memória de seu nome.

Samuel Benchimol também teve destacada atuação como empresário. Juntamente com seus irmãos Israel e Saul, fundou o Grupo Bemol-Fogás em 1942. Graças à visão e à extraordinária capacidade gerencial de seus fundadores, o Grupo Bemol-Fogás é hoje um dos mais importantes grupos empresariais da Amazônia incluindo empresas com faturamento anual superior a R$500 milhões e consolidada idoneidade e reputação ética. As empresas do grupo estão em diversas atividades, incluindo distribuição de GLP (gás de cozinha), lojas de departamento e exportação de produtos naturais da Amazônia como bálsamo de copaíba e óleo essencial de pau-rosa.

Samuel sempre foi também um grande líder comunitário, atuando como Presidente do Comitê Israelita do Amazonas no período de 1975 a 1985. Sua dedicação a esta comunidade que tanto tem contribuído para o progresso da Amazônia e do Brasil culminou com a publicação de sua obra "Eretz Amazônia", um estudo da presença dos judeus na Amazônia.

Samuel Benchimol faleceu em 5 de julho de 2002 . Á sua esposa, Mery Benchimol, dois filhos, Nora e Jaime, quatro netos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver e trabalhar ficam a saudade e o exemplo de uma vida de dedicação.

Em 2004, foi instituído o Prêmio Professor Samuel Benchimol, patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tendo a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas como entidade executora do 1º Prêmio.

Somaram-se a essa iniciativa, o Pró-Amazonas, a Confederação Nacional da Indústria, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, BANCO DA AMAZONIA, FIEAM, Itaú, CNPq, CONFEA, SUFRAMA, Teperman, CGEE, EMBRAPA, SECT – AMAZONAS, HONDA, NOKIA, O Boticário, FAPEAM, FUNTAC, FOGAS, Bemol, ADA, abipiti, FUCAPI, SCHERING, SIEMENS, AMAZON SAT, BASF, Forum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

A Família

 

Go Back  Print  Send Page
  
Design - Web Design