Amigos do AJ
Estamos lançando a campanha “Amigos do AJ”. Torne-se um amigo do AJ. Veja como clicando aqui.

Pesquisa no Site
 

Para aderir à lista de discussão digite seu endereço de email:
 


Data & Hora
 

UNIVERSO SEFARADI


Universo Sefaradi: Elos de uma Cultura Multimilenar

Quando em 31 de março de 1492 os reis católicos, Fernando e Isabel, assinaram o Édito de Expulsão dos Judeus de Espanha, interromperam um processo histórico importantíssimo: a presença em terras espanholas, de uma cultura ímpar e milenar, a cultura sefaradita.

Além das perseguições, conversões forçadas e mortes, os judeus sefaraditas se viram desprovidos dos seus bens materiais e da terra onde habitaram por vários séculos. Foi uma verdadeira convulsão: Os que permaneceram na Espanha e em Portugal perderam suas raízes judaicas ao se verem convertidos ou terem que se converter ao cristianismo, dando origem aos chamados cristãos-novos e milhares de casos de prática secreta de sua religião – o criptojudaísmo, sempre sujeito à perseguição pela Inquisição.

Apesar da enorme perda e sofrimento que lhes foi impingido, o judaísmo ibérico sobreviveu, naquela que ficou conhecida como a “Diáspora Sefaradita”, ou seja a grande dispersão e migração para diversos lugares do mundo ocidental e oriental, para onde levaram consigo o seu legado religioso e cultural, juntando-se às kehilot já existentes e formando outras, onde através dos tempos preservaram suas raízes.

O Marrocos foi uma destas regiões para onde afluíram milhares de judeus expulsos de Espanha, indo se juntar aos judeus marroquinos ali existentes, desde épocas remotas. Comunidades eminentemente sefaraditas foram criadas, principalmente, nas cidades de Tânger e Tetuan.

Foram judeus, em sua maioria, oriundos destas comunidades, que no século XIX, imigraram para a Amazônia, fazendo parte de uma nova diáspora, a chamada “Diáspora Hispano-Marroqui”, composta também, por comunidades da Venezuela, Argentina, Peru, Canadá, Estados Unidos e França, entre outras.

É bem extensa a chamada “Diáspora Sefaradi”(veja o mapa das principais kehilot sefaraditas existentes no mundo, na atualidade).

Destacamos o processo de renascimento do judaísmo na Espanha e Portugal, após séculos de proibição e vida clandestina, e também o retorno à Terra de Israel, de centenas de milhares de judeus sefaraditas, indo compor o mosaico de etnias que formam a sociedade israelense e originando também, ali, um imenso processo de renascimento e preservação de raízes.

É a estas inúmeras novas kehilot e a riqueza cultural do judaísmo sefaradita ali preservado, que o Portal Amazônia Judaica, chama de Universo Sefaradí.

É nossa proposta, trazer ao nosso público toda esta vastidão cultural-religiosa, estabelecendo elos e trocas com este “universo” fantástico, através de textos, matérias, vídeos, exposições e etc., em nosso site e de postagens no Blog Universo Sefaradi.








  
Design - Web Design